Característica diferenciadora: Concentração e delicadeza
Preço: 42€
Onde: Garrafeiras Especializadas
Nota pessoal: 18,5
Comentário: Depois do sucesso do de 2007, foi com muito entusiasmo que preparei esta garrafa para acompanhar com 2 amigos uma excelente iguaria no fantástico restaurante O Panorâmico em Penacova… Chanfana à antiga, em fornos de lenha e caçoila de barro entre outros… bom, ao vinho!
A Quinta do Monte D´Oiro é sempre sinal de qualidade de excepção… a expectativa para este vinho era muita.
Rubi cheio de energia, muito mais vivo que o de 2007. Muito mais. Nariz com aromas de cacau, especiarias. Confesso que me fez lembrar os primeiros Quinta do Monte D´Oiro Reserva que bebi, talvez no início da década de 2000. Era um nariz muito diferente dos demais tintos de Portugal.
No ataque à boca, a primeira sensação é imediata de muita concentração. Delicioso.
As notas do doce e amargo do cacau estão evidentes, mas complementadas com um picante na língua espantoso. Picante do vinho, entenda-se.
Texturado, cheio de pormenores que o tornam uma delícia para os sentidos.
Mais efusivo que o de 2007, vai ser também um grande, grande vinho. Já o é, mas acredito que vai balancear-se mais, equilibrar-se nele próprio e adquirir o estilo tão particular dos produtos desta magnífica Casa… equilibrados, requintados e de qualidade muito acima da média. Excelente. Vinho Top para qualquer mesa do mundo.
Provador: Mr. Wolf