Característica diferenciadora: Qualidade pura e doçura
Preço: 29€
Nota pessoal: 18,5
Denso e opaco…Cheira a Mouchão. Aquele adocicado característico. Se Alicante Bouschet fosse uma peça de carne gourmet, a do Mouchão é o melhor filet mignon que se pode provar. É um hino à perfeita maturação e colheita desta casta.
Muita fruta vermelha. Notas muito engraçadas de fruta verde também. Tarte de maça à Inglesa. Misto de bolo inglês com uma verdura interessantíssima. Equílibrio suculento de doces vermelhos com alguma verdura.
Acidez notável… sem estar evidente, existe. Muito fresco, nada cansativo. Cetim.
Com o arejamento, a fruta ganha contornos mais espessos. Abrunhos maduros…
Excelente tinto e do melhor que se faz no Alentejo e em Portugal.
Provador: Mr. Wolf
Caríssimo,
Para quem é apreciador de grandes vinhos portugueses, suas postagens são uma verdadeira tortura! No bom sentido, claro. Fico aqui imaginando esse Mouchão acompanhando uma bela carne na brasa…
Abraços,
Flavio
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávio e Mr Wolf,
Alicante Bouschet (apesar de ter uns pozinhos de Trincadeira) com esta qualidade que o Mouchão faz só conheço o do produtor J. Bastos, da Quinta de Dona Maria em Estremoz. A diferença é que no Mouchão faz-se isto regularmente (será que estou a falar de terroir?) enquanto que a Quinta de Dona Maria , salvo erro, só fez em 2004 e 2007.
Lembro-me que foi o último vinho que bebemos e que não ficou uma única gotinha … julgo que isso quer dizer alguma coisa. Grande vinho!
Abraço,