Luis Pato Baga – Touriga Nacional 2010

Característica diferenciadora: Baga com Touriga Nacional em equilíbrio

Preço: 4,60€

Onde: Distribuição 


Nota pessoal: 16,5

Comentário: Alguns anos depois… cá volto eu a provar este rótulo. Habitué antigo da minha garrafeira, deixou de ser parte dela mais ou menos desde 2005. Por nenhuma razão em especial, embora penso que foi precisamente o de 2005, não foi totalmente do meu agrado… mas é um rótulo com história e que muito contribuiu para a boa história da Bairrada contemporânea.

Se é apreciador de vinhos marcados pela madeira, “perfeitinhos” nos aromas pouco expressivos… não vale a pena ler. O que estamos a falar aqui é um Bairrada jovem! 

Se quer um vinho de preço comedido, disponível na maioria dos supermercados para uma refeição em que vai ter tempo de o colocar à temperatura adequada (16-17 graus quando servir… ou seja, uns 15 minutos no congelador antes de decantar) e tem a possibilidade de decantá-lo uns 30 minutos no mínimo antes de servi-lo… deve experimentar este!

No copo manifesta-se muito limpo e escuro qb na tonalidade. Vivo na cor e com aromas que me dizem muito. Cheira a vinho! Cheira a adega de quem conhece os vinhos “rudimentares” (no melhor dos sentidos) da zona da Bairrada… O que é excelente. É terroir puro. É genuinidade.
Borracha e fruta… Uma taça constituída de borrachas, daquelas que tinham uma parte para apagar caneta e outra lapis… lembram-se? Anos 80-90? Aromas da parte da borracha para apagar lapis (a castanha atijolada)… Com mistura de frutas vermelhas.

Na boca… Uma mistura da rusticidade do aroma com muito polimento de fruta. Muito rebuçado e muito perfume doce. Depois surgem muitas notas de caruma de pinheiro seca.
Ligeiramente doce demais na boca, muito sedutor e ao mesmo tempo duro no final. Está ainda a fazer-se.
Acidez final adequada.
É talvez o blend de Touriga Nacional com baga na Bairrada mais interessante que já provei.
Precisa de muita cave.
Vinho ideal para um bacalhau com grão. Ou para um cozido de grão.

Após respirar, torna-se mais acetinado na boca surgindo notas muito giras de rebuçados de fruta silvestre. Algumas notas de pedra molhada na língua…
Touriga Nacionsl afirmativa. Vincada. Gostava de saber qual a proporção de TN no blend.
Vegetal qb… e cave… grita por cave.
Algum lácteo momentaneo e depois de respirar.
Acidez muito disfarçada mas presente.

Muito boa escolha e um preço muito bom. Vinho para qualquer comida bem condimentada… ou para guardar uns bons anos e ir apreciando de ano a ano.

Provador: Mr. Wolf 

Recommended Posts

Leave a Comment