Característica diferenciadora: Buçaco
Preço: 50€
Nota pessoal: 18.5
Cor literalmente opaca! Sim, opaca. Sim, 21 anos de idade e a cor está opaca. Rubi ainda sem sinais cromáticos evidentes de oxidação. Naturalmente não é rubi de laivos encarnados… mas também não é castanho. Está muito bem.
Aromas iniciais de barro, poeira. Aromas secundários de casaco de peles com pêlo. Aromas muito focados nestes aromas que são finalizados por fruta. Morango maduro. A parte branca do interior dos morangos. Equilibrio, estrutura e força impressionante para 21 anos.
Muito aveludado na boca, deixando uma sensação de camurça muito macia e com acidez ainda para dar e vender.
Ananás em calda no final. Depois de respirar, surgem notas de café nos aromas. A prova de boca mantém-se firme na fruta de carácter mais ácido, mas muito equilibrado. Uma das características que marca os Buçaco é a coerência da prova, quer ao nível dos aromas e da prova de boca, quer da consistência desde o início ao final. É sempre de personalidade vincada e marca de facto quem tem a felicidade de os provar. Não é de meis tintas. Não tem máscaras de madeira. É vinho, cheira a vinho e tem seguramente defeitos… mas é muito bom.
Reza a lenda que os Buçaco são produzidos com Baga e Touriga Nacional… com vinhas da região demarcada da Bairrada e do Dão… não sei se é assim ou não, mas é muito bom.
É um vinho para qualquer mesa do mundo. Aromas de vinho a sério…Prova de boca arrebatadora. O tempo passa por este vinho, mas não o marca como a maioria dos vinhos. Não percebo porquê. Mas adoro.
Provador: Mr. Wolf