Hero do Castanheiro Reserva 2000

Característica diferenciadora: 14 de Castelão…

Preço: 6€

Onde: Garrafeiras particulares…

Nota pessoal: 16

Comentário:  O que é que se bebe com umas costeletas fantásticas de cordeiro? Jovem, frutado e vigoroso? Não. Isso enjoa-me só de pensar… Cordeiro não é fácil… Preciso de secura e acidez… Resta Colares, Bairrada ou Palmela… Foi fácil escolher da garrafeira… Andava mortinho por abrir uma destas!

Não é translúcido… nem brilhante… é assim cor atijolada, opaco… sem brilho… Aroma clássico de Castelão… É sempre estranho! Arenoso, ligeiro vinagrinho… Inodoro quase, no bom sentido… notas de areia molhada, sem mofo. 

Boca directa e completa… Taninos polidos pela erosão dos anos em garrafa… Mas existem. É um vinho sonso… Parece que não parte um prato, mas parte. 
Largo e volumoso na boca, as notas mais doces iniciais transformam-se (com a comida) num reagente delicioso, com notas cítricas, arenoso na textura, ácido no final e denso no palato. Casa muito bem com a força dos sabores das costoletas de sordeiro, sem nunca se sobrepor, mas a aguentar toda a suculência e pujança do sabor, correspondendo com uma harmonização muito bem conseguida. Seca, confere harmonia à refeição, neutralizando o carácter animal mais forte do cordeiro. Com garra, ligeira fruta confitada, acidez muito boa, redondo na boca, final consistente, sem cosmética nenhuma. É um estilo muito próprio, que ou se gosta ou se é indiferente… eu gosto muito e estas garrafas de 2000 estão extraordinárias. Não é um vinho extraordinário, mas bebe-se muito bem e é muito fiél ao que se quer dum bom Castelão. Não é um vinho para brilhar… é um vinho para deixar o prato cumprir o seu protagonismo e complementar. Também faz falta.
Muito bom! 

Provador: Mr. Wolf

Recommended Posts

Leave a Comment