Manuel José Colares Reserva 1976

By
In 17, 1976, Colares, Tinto


Característica diferenciadora: Colares.

Preço: Nem quero saber.

Onde: Garrafeiras particulares…

Nota pessoal: 17

Comentário:  Colares é Colares… Ponto final, parágrafo.
Não é para que todos gostem.
Nem vale o esforço… é indiferente… há tantos, tantos rótulos e tão bons vinhos, que estes vinhos de Colares, não vale a pena convencer ninguém de nada… Mais… ofereçam-me as garrafas que têem pois não gostam da acidez árida dos vinhos… do vinagre que apresentam nos aromas… da falta completa de fruta quando se abrem… digam-me onde que eu vou buscá-las!
Este, apesar dos 38 anos em garrafa… apresenta-se preto, vivo, com reflexos cobre no brilho…pois. No entanto há muitos cuidados a ter com estes vinhos quando se servem… temperatura dever estar a uns 14 graus quando se decanta… decantar, agiliza o seu melhor “fato”… que se for no copo, pode demorar. Convém decantar e estar atento ao sedimento… e depois de decantado a uns 14º, é aguardar que suba 2 ou 3 graus no copo e começar a provar. Daí para a frente só melhora… agora, se o servirem a 20º… esqueçam. É o mesmo que dar pontapés com as canelas numa parede. É estupidez pura e é impossível ter a mínima piada.

Aromas imediatos de iodo, mar… areia da praia molhada pela manhã… sim. Boca completamente diferente do que estamos habituados actualmente, a pedir comida… ou melhor, a gritar por acompanhante à altura. E este acompanhou queijos e enchidos. Safaram-se, mas não é fácil.
Ácido, leve, larguíssimo na boca, cítrico, faz salivar muito… ligeiro “vinagrinho” e com mineralidade ainda acentuada. Gosto muito. Obrigado Bruno pela partilha.

Provador: Mr. Wolf
Recommended Posts

Leave a Comment