Duque de Viseu Branco 2001

 

IMG_6950

Característica principal: Densidade

Preço: 3€… 

Nota: 16

Comentário: Bom… que dizer dum vinho branco Português, orientado para a produção de volume – não faço ideia da produção de Duque de Viseu, mas não é certamente um vinho “de Garagem” –  com cerca de 14 anos?

Há que dizer que a maioria dos consumidores não teria uma expectativa positiva sobre a prova que ainda podia dar, mas a realidade é que é um excelente vinho branco, vivo, denso e nada cansado.

A cor está dourada de tonalidade clara, limpa e brilhante. No nariz chamam a atenção os aromas florais, com redução de fruta a lembrar alperce, pêssego, salpicados de aromas de favo de mel. Interessante… aconselha cautela na prova de boca, pois pode eIMG_6949star “cansado” e perigosamente adocicado.

Não, não está…nada disso. Está incrivelmente leve mas denso, consistente com o que os aromas anunciam, mas muito  fresco, onde a acidez que ainda por aqui anda lhe permite ter ousadias de esperar mais anos em cave.  Está muito bom. Vinho perfeito para peixes assados no forno, ou um bom bacalhau cozido, regado de bom azeite.

O contra rótula indica Encruzado e Cerceal maioritariamente.

Recomendação… actualmente, Duque de Viseu continua a ser uma excelente opção para vinhos económicos, seja tinto ou branco. Normalmente necessita de algum descanso em cave quando sai no mercado, mas recomenda-se!

 

Recent Posts

Leave a Comment