Niepoort Dão Rótulo Tinto 2013

Característica: Dão simples, mas bom!

Preço: 6,5€

Onde Comprar: Makro, El Corte Inglés, garrafeiras especializadas

Classificação pessoal: 16

Comentário: Vinho lançado no mercado pelo segundo ano consecutivo pela casa Niepoort. Vinho diferente do que se encontrava no mercado – espero que pioneiro no perfil – marcado mais pela elegância e acidez, do que por características mais exuberantes de fruta. Gostei muito do de 2012 e foi com expectativa que provei o de 2013. Gostaria de comentar apenas que no de 2013 encontrei algumas variações entre garrafas, sendo que algumas necessitam de ser decantadas, mas nada de preocupante. Decantado, fica bom… caso apanhem algumas com ligeiro “gás”…

Cor encarnado “cereja”de densidade apreciável, mas sem excesso. Limpo, escuro, mas com a auréola de cereja escura madura muito bonita e brilhante. Aromas muito “finos” e discretos, com fruta silvestre estilo framboesa e mirtilos, acompanhada de ligeira caruma de pinheiro, musgo, pinhal quando chove. O conjunto aromático, sem ser muito expressivo, é bastante esclarecido e correcto. Não me parece que tenha nenhum estágio em barrica, o que é de louvar, especialmente para a carteira. Este vinho, apesar de elegante, tem pormenores muito interessantes nos aromas, pela clarividência com que alguns aromas de fruta subitamente aparecem e desaparecem.

Prova de boca, obriga a prato e (bem) sentados à mesa… vinho simples, mas como dizem os Ingleses, “…devil is on the details…”.  A aparente simplicidade do vinho é acompanhada duma mineralidade fora do normal, no melhor dos sentidos, e um equilíbrio fantástico entre fruta silvestre e acidez. E tudo isto com os parcos 12,5% de volume. O vinho está disponível para beber – e cá em casa, compro à caixa e vai sendo o vinho que acompanha muitas refeições quotidianas – mas estou muito curioso para avaliar a evolução em cave. O vinho seca a boca e faz salivar, demarcando-se das facilidades de fruta madura e cócegas de barrica. Os taninos não estão polidos… Estão lá, estão muito bem, independentemente de serem ligeiramente rebeldes.

É um dos vinhos que mais destaco da Niepoort nos últimos anos e que tenho comprado com regularidade, e essa é a melhor métrica para evidenciar a qualidade do vinho e a expectativa de quem o consome. Ao fim ao cabo, imagino que o importante é a fidelização do consumidor ao vinho… e eu sou fiél a este vinho. Espero que mantenha a qualidade e preço por muitos anos.

Bebia a acompanhar o quê: comida de tacho… estufados, assados no forno, sem esquecer carnes vermelhas grelhadas!

Provador: Mr. Wolf

 

Recent Posts

Leave a Comment